Medida, que entra em vigor em abril, afeta setores como metalurgia, têxteis e agropecuária
A União Europeia anunciou nesta quarta-feira, 12, a imposição de tarifas sobre uma série de produtos dos Estados Unidos a partir de 1º de abril. A medida ocorre em retaliação às tarifas de 25% aplicadas por Washington sobre aço e alumínio.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que as contramedidas europeias totalizam €26 bilhões (US$ 28 bilhões), valor equivalente às tarifas americanas. A Comissão, responsável por administrar conflitos comerciais em nome dos 27 países membros, destacou que a União Europeia continua aberta ao diálogo.
“Nós sempre permaneceremos abertos à negociação. Acreditamos firmemente que, em um mundo repleto de incertezas geopolíticas e econômicas, não é do nosso interesse comum sobrecarregar nossas economias com tarifas”, declarou Von der Leyen em comunicado.
Os produtos afetados pela medida incluem aço e alumínio, além de bens como têxteis, artigos de couro, eletrodomésticos, ferramentas domésticas, plásticos e madeira. O setor agropecuário também será impactado, com tarifas sobre aves, carne bovina, frutos do mar, nozes, ovos, açúcar e vegetais.
A Comissão Europeia lamentou a necessidade da medida. “Tarifas são impostos. Elas são ruins para os negócios e ainda piores para os consumidores. Essas tarifas estão interrompendo as cadeias de suprimentos e trazendo incerteza para a economia”, afirmou Von der Leyen.