Apreensão de grande quantidade de dinheiro aconteceu durante operações que investigam fraudes da Secretaria de Educação de Palmas. Secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais foi preso.
Por Mino Pedrosa
Palmas, a capital do Estado de Tocantins amanheceu atônita nesta sexta (11) com a prisão ontem do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Edmilson Vieira das Virgens. O flagrante constatou R$ 3,6 milhões em espécie e quase R$ 3 milhões em joias, tudo isso não é nem o começo do que consta nas investigações da Polícia Federal (PF). Vídeos e monitoramento constatam a movimentação de empresários e autoridades maiores do Estado. O desespero em salvar a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, esta levando políticos do alto escalão e membros do judiciário a se enrolar na teia da corrupção.
A senadora Katia Abreu (PP) e seu filho Irajá Silvestre Filho (PSD) que gozam da estreita relação com o presidente Lula e com a primeira dama Janja da Silva não vão conseguir jogar uma boia de salvação para Cintia, que assiste ruir seu secretariado diante do escândalo, haja vista que os vídeos e material apreendido pela PF garantem que toda essa rocambolesca apuração deve levar ao afastamento da prefeita.
A prefeita no desespero exonerou a gestora de educação, Maria de Fátima Pereira de Sena e a Secretária de Educação, Fernanda da Silva, na tentativa de estancar o rio de corrupção que sangrou os reservatórios do município. A cerca de três meses uma equipe de policiais federais de Brasília comandada por um delegado se instalou em Palmas, camuflados e sem o conhecimento dos agentes local, os policias se infiltraram na prefeitura e durante a investigação flagraram um forte esquema de corrupção em várias secretarias, inclusive com a conivência da prefeita Cinthia Ribeiro.
Acontece que as investigações estão correndo pelas beiradas até chegar ao comando principal da organização criminosa. Nesta sexta-feira após o escândalo que ecoou por todo Estado, leva a prefeita a pensar numa renuncia, antes mesmo das labaredas alcançarem o principal gabinete da prefeitura de Palmas.