STF determina prisão de radialista Roque Saldanha após provocações a Moraes

Radialista, que já havia sido preso por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, desrespeitou o ministro em vídeo ao quebrar tornozeleira e violar medidas cautelares

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva do radialista Roque Saldanha, morador de Governador Valadares (MG), após o homem publicar um vídeo em suas redes sociais em que desrespeita o magistrado. Saldanha, que já havia sido preso em janeiro de 2023 por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro, aparece no vídeo quebrando sua tornozeleira eletrônica e proferindo xingamentos contra Moraes.

No vídeo divulgado na terça-feira, 26 de novembro, Saldanha provoca o ministro dizendo que ele “não é homem” e sugere que ele “enfie a tornozeleira no cu”. A gravação, que gerou repercussão, ocorre após uma série de violações das medidas cautelares impostas ao radialista. Em 24 de novembro, o STF identificou que ele havia violado as restrições de seu monitoramento, incluindo sair do perímetro autorizado e deixar a bateria da tornozeleira acabar.

O mandado de prisão foi expedido na segunda-feira, 25 de novembro, antes da divulgação do vídeo. No conteúdo, Saldanha afirma que a tornozeleira estava “cozinhando” sua perna e critica Moraes, acusando-o de agir de maneira “safada”. Ele ainda desafia o ministro a “virar homem” e faz outras declarações ofensivas, expondo desrespeito pelas medidas impostas pela Justiça.

O processo de Saldanha, que tramita em segredo de Justiça, envolve acusações de sua participação na articulação de atos criminosos contra o Estado Democrático de Direito. Nas redes sociais, ele divulgava convocações para “atos violentos” e ataques aos ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O radialista foi preso em janeiro de 2023, mas foi solto no final do mesmo mês, com o uso da tornozeleira eletrônica, medida que visava monitorar seus movimentos.

O desrespeito à Justiça e a falta de cumprimento das condições impostas pelo STF culminaram na decisão de Moraes de solicitar a prisão preventiva, que agora se concretiza com a ação policial.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram