Seca no DF causa suspensão no abastecimento de água em Brazlândia

Redução de captação e aumento no consumo provocam interrupção; DF enfrente uma das maiores secas da história

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou que o fornecimento de água será suspenso em algumas quadras de Brazlândia nesta quinta-feira (12) de setembro, devido à redução expressiva no volume de água captada pela estação Barrocão, responsável pelo abastecimento da região. A queda no nível de água foi provocada pelas altas temperaturas e baixa umidade.

A Caesb destacou que, além da seca, houve um aumento considerável no consumo de água em Brazlândia, o que agravou ainda mais a situação. A companhia pediu que a população e os produtores rurais adotem medidas de economia.

A interrupção do fornecimento será feita até as 14h, afetando as seguintes áreas: Vila São José (Quadra 33), Expansão da Vila São José (Quadras 45, 46, 47, 48, 55, 56, 57 e 58) e a Unidade de Internação de Brazlândia (UIBRA).

A Caesb alertou ainda que o uso consciente da água é crucial e orientou a população a evitar atividades que gerem desperdício, como lavar carros, calçadas, encher piscinas, regar jardins ou tomar banhos prolongados.

Reservatório em 47% alerta para crise hídrica no DF

Embora o nível dos reservatórios do Distrito Federal esteja mais elevado em relação a anos anteriores, regiões como Brazlândia são abastecidas por sistemas menores e dependem de mananciais pequenos ou médios e poços. O Sistema Brazlândia conta com duas captações superficiais, Barrocão e Capão da Onça, que não são conectadas aos outros sistemas do DF. Em momentos críticos, o abastecimento é reforçado por dois poços tubulares profundos, um em cada captação.

Seca

O Distrito Federal enfrenta um dos cinco anos mais secos da sua história. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou o recorde em 1963, com 163 dias sem chuva. Até esta terça-feira, 10 de setembro, a seca já atingia 140 dias, e a previsão para os próximos dias indica que a umidade permanecerá baixa, sem expectativas de chuva.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram