Desde terça-feira (3), a Floresta Nacional de Brasília já perdeu aproximadamente um terço de território total para as chamas
O Distrito Federal voltou a amanhecer nesta quinta-feira (5), com o céu encoberto por fumaça e, segundo a previsão do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), deverá permanecer assim até sábado (7).
A capital federal enfrenta um longo período de estiagem, com 135 dias sem registro de chuvas, além de um cenário preocupante com diversos focos de queimadas.
Desde terça-feira (3), a Floresta Nacional de Brasília (Flona), enfrenta incêndios em vários pontos da sua área, perdendo aproximadamente um terço de território total para as chamas.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) afirma, que a fumaça pode causar irritação das vias aéreas e agravar condições como asma, rinite e quadros de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Para reduzir os riscos à saúde devido à alta concentração de fuligem e à seca, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), recomenda que os cidadãos evitem atividades físicas em condições de baixa umidade e ar poluído, além de manterem uma boa hidratação ao longo do dia. Sugere-se também umedecer o ambiente com toalhas molhadas para ajudar a aliviar o ar seco.
Em caso de incêndio, os moradores devem ligar para 193 para acionar o CBMDF ou enviar uma mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, no número 61 99224-7202, para denúncias sobre focos de fogo em áreas de conservação.