Receita do DF faz operação contra empresas “fantasmas” e sonegação de impostos

Inspeções estão sendo realizadas em diversos pontos, incluindo rodovias, transportadoras, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Brasília e vários estabelecimentos comerciais

Na manhã desta sexta-feira (9), auditores da Secretaria de Economia do Distrito Federal iniciaram uma grande operação para combater a sonegação de impostos e empresas “fantasmas.” O foco principal da ação é a evasão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em setores como supermercados, farmácias, empresas de transporte de passageiros, atacadistas, indústrias, restaurantes, empórios e sucateiros de cobre. Além disso, os auditores buscam identificar e fiscalizar empresas fictícias, popularmente chamadas de “noteiras.”

A operação começou a ser realizada no início de ano. As empresas fantasmas são chamadas pelos fiscais de “noteiras” e, de acordo com os agentes, são entidades fictícias, criadas em apenas um dia, que passam a emitir crédito e transacionam com empresas regulares para diminuir a arrecadação e emitir menos impostos.

As inspeções estão sendo realizadas em diversos pontos, incluindo rodovias, transportadoras, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Brasília e vários estabelecimentos comerciais. A Receita tem como objetivo eliminar essas empresas fraudulentas do mercado e alertar os contribuintes sobre os riscos associados a práticas ilegais.

No mês passado, uma operação semelhante foi conduzida pela Receita, focando na apreensão de máquinas de pagamento em bares e restaurantes das regiões da Asa Sul, Asa Norte e Sudoeste, como parte do esforço para combater a sonegação de impostos na capital federal. A ação priorizou a análise da arrecadação através de máquinas de cartão de crédito e dispositivos de pagamento via Pix. Dos cinco estabelecimentos fiscalizados, três apresentaram irregularidades, e os proprietários foram devidamente notificados.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram