Publicidade: O professor que dá aula de lobby no submundo do poder

Antônio Lavareda, cientista político, atua fortemente no mundo da publicidade com um exército de agências, abocanhando milhões e abastecendo o alto escalão com o “faz-me-rir”

Por Mino Pedrosa

Os modus operandi do professor e cientista político com as agências de publicidade governamentais abastecem o alto escalão do poder e faturam milhões com o troco. Antônio Lavareda, lobista, é comparado a um bagre ensaboado nas entranhas do poder, tendo expandido sua influência no setor de comunicação. Recentemente, as agências de publicidade ligadas a Lavareda se destacaram como favoritas para administrar as contas dos Correios e do Ministério das Comunicações (MCOM).

A CCP, com um capital de milhões, tem entre seus proprietários Carolina Fernandes Lazareth, filha da publicitária Zilmar Fernandes, que foi sócia de Duda Mendonça e absolvida no caso do mensalão. Além de Carolina, uma assistente de Lavareda e uma antiga colaboradora do sociólogo também são sócias da agência.

Anteriormente desconhecida no mercado publicitário, a CCP adotou este nome em novembro de 2015. Antes, era conhecida como DM/Blackninja, resultado da fusão das empresas de Duda Mendonça e Antônio Lavareda, anunciada em dezembro de 2012. Duda saiu da sociedade no final de 2013, seguido por Lavareda um ano depois. Zilmar permaneceu na empresa até abril de 2016, quando transferiu sua participação para sua filha, Carolina Fernandes Lazareth.

Zilmar, atualmente consultora de agências de propaganda, vendeu suas cotas para Carolina. Carolina detém um terço da CCP. Os outros dois terços são da FM Publicidade Comunicação, que controla a CCP. A FM, por sua vez, é controlada pela P3 (Pesquisa, Planejamento e Propaganda), pertencente a Maria de Fátima Maia Azevedo e Marcela Montenegro Coelho.

Marcela é diretora executiva do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), cujo conselho é presidido por Lavareda. Formada em relações públicas, Fátima Maia foi assistente e sócia de Lavareda, além de síndica do prédio onde ele mantinha suas salas.

A CCP ganhou destaque nacional ao conquistar a conta do Ministério da Saúde, graças ao lobby de Lavareda junto ao Ministro Ricardo Barros. No governo do DF, a CCP se destacou ao obter a conta do DETRAN como um presente do governador Ibaneis Rocha, em troca de consultoria política de Lavareda. Lavareda utiliza seu instituto de pesquisa para se aproximar de políticos, oferecendo informações estratégicas e, posteriormente, solicitando contas de publicidade. Ele é conhecido por suas conexões com figuras influentes como José Dirceu e o atual Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Lavareda já confidenciou a amigos próximos que as contas dos Correios e do Ministério das Comunicações estão garantidas para ele.

Demonstrando sua astúcia, Lavareda participa de licitações com várias agências, incluindo CCP, Lua Branca e, mais recentemente, a RXZ de Recife. O Ministro Paulo Pimenta está atento às movimentações de Lavareda, que utiliza suas pesquisas para assegurar contratos publicitários com essas agências.

O Ministério Público e a Polícia Federal também estão investigando as atividades do estrategista político, examinando seus métodos e relações no mundo da comunicação.

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