O nome de Rozana precisa ainda ser aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
A professora Rozana Naves foi eleita a nova reitora da Universidade de Brasília (UnB), nesta quinta-feira (5) e assumirá a gestão da instituição de ensino superior da capital de 2024 a 2028. O vice-reitor escolhido é Márcio Muniz, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.
Ela recebeu a maioria dos votos no segundo turno do pleito (64,98%), contra Olgamir Amancia Ferreira (35,02%).
A porcentagem de abstenção assusta, somando 84,4% dos 56.431 professores, alunos e técnicos aptos a votar, mas que por algum motivo, não o fizeram.
O nome de Rozana Naves precisa ser aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que ela assuma o cargo.
Conheça a nova reitora
Graduada em letras pela Universidade Católica de Brasília (UCB), a professora é mestre e doutora em linguística pela UnB. Rozana é professora da universidade e já foi diretora do Instituto de Letras e do Decanato de Administração.
Hoje, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística. Rozana Naves diz que a eleição com três mulheres (Maria Fátima de Sousa e Olgamir Amancia Ferreira) reforçou o protagonismo feminino em atividades de gestão no alto escalão, em particular na definição de políticas públicas na educação brasileira.
Entre as propostas da reitora eleita há o reajuste das bolsas de assistência estudantil e a implementação de cotas para transsexuais bem como a construção de banheiros neutros.
Sobre os professores, Rozana se comprometeu a valorizar a criatividade didática dos docentes; reestruturar os comitês de ética em pesquisa e buscar alternativas para a oferta de plano de saúde corporativo para a categoria.
Segundo a UnB, há uma gratificação referente à função que pode chegar até R$ 14.686,79. A reitora pode escolher receber somente este valor ou a remuneração do cargo que ocupa acrescido de 60% da gratificação.