São Paulo foi o estado com o maior número de denúncias, com 695 casos; entre os cargos, o de vereador é o que mais teve registros
No primeiro fim de semana das eleições, a Justiça Eleitoral registrou 4.396 denúncias por meio do aplicativo Pardal, que foi desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral para facilitar o envio de relatos de possíveis irregularidades na propaganda eleitoral. As campanhas começaram na sexta-feira, 16 de agosto, após o encerramento do prazo de registro de candidaturas na quinta-feira, 15 de agosto.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 18h desta segunda-feira, São Paulo foi o estado com o maior número de denúncias, totalizando 695 casos. A maioria das denúncias foi direcionada a candidatos a vereador, somando 2.196 registros. Minas Gerais e Rio Grande do Sul também tiveram números expressivos, com 514 e 422 casos, respectivamente.
O aplicativo Pardal Móvel está disponível gratuitamente para Android e iOS e permite aos cidadãos acompanhar tanto o status das denúncias quanto as estatísticas gerais no site do TSE.
Conforme o calendário do TSE, o primeiro turno das eleições está marcado para domingo, 6 de outubro. Caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta dos votos válidos em municípios com mais de 200 mil habitantes, um segundo turno será realizado em 27 de outubro, também um domingo.