Polícia Federal cumpre mandados contra blogueiros bolsonaristas

Operação faz parte das decisões do ministro Alexandre de Moraes que foram divulgadas pelo empresário Elon Musk

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, emitiu novo mandados contra os blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio na manhã desta quarta-feira (14). Ambos permanecem foragidos no exterior. A ação faz parte de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga as ameaças feitas pelos dois à corporação e envolve também a esposa e a filha de Eustáquio.

Allan e Eustáquio são investigados pela Polícia Federal (PF) por ameaçarem publicamente integrantes da corporação, além de serem alvos de uma série de diligências sobre atos antidemocráticos.

A operação foi realizada um dia após o empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), divulgar uma decisão sigilosa de Alexandre de Moraes. A decisão tinha como alvo a esposa de Eustáquio, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, e a filha adolescente do casal, que residem juntas. Moraes havia solicitado o bloqueio dos perfis de ambas no X, bem como o congelamento das contas bancárias da filha, alegando que os fundos estavam sendo usados para sustentar Eustáquio enquanto ele permanecia foragido.

Além disso, Eustáquio está sob investigação por corrupção de menores, pelo uso do perfil da filha menor de idade na época, para disseminar ataques e discursos de ódio na rede social. A PF realizou uma operação na residência de Sandra Mara, localizada no Lago Sul, em Brasília, com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Conselho Tutelar.

Oswaldo Eustáquio, que vive na Espanha desde que teve a prisão decretada em 2022 no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, aguarda uma decisão do governo espanhol sobre seu pedido de proteção internacional. O pedido também inclui seus dois filhos menores de idade. Caso aprovado, Eustáquio terá direito à assistência jurídica e de saúde gratuitas, além de documentos como solicitante de proteção.

Eustáquio afirmou que os filhos foram alvos de tentativas de sequestro no Brasil, embora não tenha identificado os responsáveis. A investigação da Polícia Federal prossegue, e a situação jurídica de Eustáquio e da família permanece incerta, enquanto o ministro Alexandre de Moraes continua a tomar medidas contra aqueles que ele considera como ameaças à ordem democrática.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram