Pirelli Brasil LTDA: a borracha que não apaga os rastros do cartel

Gravações revelam conversas nada republicanas no comando da Pirreli no Brasil
Por: Mino Pedrosa

Documentos e áudios obtidos por Fatos Online mostram que a multinacional Pirelli Brasil Ltda, uma das maiores produtoras de pneus do mundo, tem descumprido contratos junto aos próprios revendedores com o intuito de absorver as empresas menores. Várias cláusulas dos acordos assinados têm sido ignorados pela companhia italiana.

Ouça o áudio do então diretor da Pirelli,  Glauco Ferreira, afirmando que a Pirelli fecha balanço “na marreta”:

A gigante internacional também tem sido investigada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e pela Polícia Federal por supostamente criar e manter um esquema de cartel no Brasil, como mostrado por este portal.

Os órgãos de investigação e apuração nacional ainda avaliam se a Pirelli tem cometido dumping (quando se abaixa artificialmente a margem de lucro prejudicando a economia nacional), prejudicando, inclusive, empresas associadas.

Além do crime de cartel, confessado em áudio por ex-diretores e revendedores da companhia internacional, a Pirelli Brasil também estaria se aproveitando de uma manobra para estabelecer lojas próprias da Pirelli em lugares onde antes eram de revendedores.

Com a pouca margem de lucro fornecido pela companhia italiana, que passou a descumprir cláusulas de contratos juntos aos revendedores, muitas empresas menores acabaram se endividando junto aos bancos, segundo revela uma nova gravação recebida pela reportagem.

Essa dívida, porém, fez com que a Pirelli se aproveitasse do desespero de empresários menores, que passam a não mais conseguir arcar com as altos custos negociados.

Dessa forma, há a suspeita, revelada em áudio, de que a multinacional se utiliza da dívida dos revendedores para engolir os associados menores.

Também há a suspeita de que a Pirelli esteja reduzindo o pagamento de impostos por meio de uma manobra contábil, o que afetaria diretamente o balanço da empresa, que estaria sendo artificialmente fechado, segundo confessou um ex-diretor em áudio.

Redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram