PF prende condenado do 8/1 que estava foragido na Argentina

O STF, até agora, condenou 265 pessoas por sua participação nos ataques de 8 de janeiro

A Polícia Federal prendeu, no último sábado (9), no Paraná, um homem condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que estava foragido.

O indivíduo, após escapar em abril deste ano para a Argentina, foi localizado ao retornar ao Brasil, na cidade de Cascavel. A captura ocorreu graças a uma denúncia sobre sua presença na região.

No mês passado, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a extradição de 63 brasileiros que participaram dos atos golpistas e fugiram para a Argentina. Em junho, o governo argentino já havia enviado ao Brasil uma lista de aproximadamente 60 pessoas procuradas pela Justiça brasileira e localizadas em seu território, impulsionando a Polícia Federal a preparar os pedidos de extradição.

O STF, até agora, condenou 265 pessoas por sua participação nos ataques de 8 de janeiro. Dentre elas, 223 receberam sentenças por crimes graves devido à destruição de bens públicos, enquanto 42 foram punidas por incitar o golpe ao se recusarem a firmar acordos com a Justiça. O Supremo também homologou acordos com 476 acusados e absolveu quatro. Até o dia 18 de novembro, outras 15 pessoas ainda serão julgadas por crimes menos graves após optarem por não fazer acordos.

Ao ser preso, o foragido afirmou ter sofrido agressões, alegando que foi imobilizado com um golpe “mata-leão” e teve seu pulso machucado. O homem estava escondido desde abril.

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram