PCDF combate dupla suspeita de furto de celulares em ônibus no DF

Principal objetivo da operação é desmantelar uma associação criminosa que estava sendo investigada por furtos e receptação de celulares de passageiros em ônibus no Lago Norte, Paranoá e Varjão

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), realizou na noite desta segunda-feira (12) a Operação Los Hermanos, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva, dois dos quais direcionados a um casal de nacionalidade peruana.

O principal objetivo da operação é desmantelar uma associação criminosa que estava sendo investigada por furtos e receptação de celulares de passageiros em ônibus que circulam pelo Distrito Federal, com foco especial nas regiões do Lago Norte, Paranoá e Varjão.

No decorrer das investigações, os policiais identificaram que os suspeitos se aproveitavam da nacionalidade estrangeira para cometer crimes de falsa identidade e usar documentos falsos, buscando enganar os sistemas de controle e evitar abordagens policiais.

O aumento expressivo de furtos de celulares em transportes coletivos levou a 9ª DP a mapear as ocorrências, onde se constatou que os criminosos preferiam agir nos horários de maior movimento e focavam suas ações principalmente em aparelhos guardados em bolsas ou mochilas, especialmente de mulheres.

Durante o interrogatório de um dos presos, os policiais descobriram que um dos celulares encontrados em sua posse havia sido furtado recentemente, embora o suspeito tenha alegado que “não havia saído para trabalhar” no dia do crime, sugerindo que essa prática era uma constante em sua vida.

Os suspeitos deverão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e receptação. O delegado Ronney Marcelo orientou a população a tomar cuidados no transporte público para evitar furtos, como não exibir o celular em locais movimentados, não guardá-lo em bolsos traseiros, mantê-lo em locais menos acessíveis a terceiros e, se for guardado em bolsas ou mochilas, deixá-lo sempre dentro do campo de visão pessoal.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram