Entre os 14 candidatos a prefeito nas capitais, quatro têm ligação com militares e seis candidatos à vice são associados às forças de segurança
À medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, o PL, liderado por Jair Bolsonaro, prioriza candidatos vinculados às forças de segurança para as chapas em diversas capitais brasileiras. A estratégia reflete o desejo do partido de intensificar o discurso sobre segurança pública e se preparar para as eleições gerais de 2026.
Entre os 14 candidatos a prefeito do partido, quatro têm ligação com as polícias militares. Além disso, em seis capitais, o PL apresentou candidatos associados às forças de segurança para o cargo de vice-prefeito. As escolhas, frequentemente influenciadas por Bolsonaro, visam fortalecer a presença do partido nas eleições.
Em São Paulo, a chapa de reeleição do prefeito Ricardo Nunes contará com o coronel da reserva Ricardo Mello Araújo como vice, uma decisão apoiada por Bolsonaro e pelo governador Tarcísio de Freitas. A escolha sublinha a preocupação com a segurança pública, um tema crucial para a cidade.
No Rio Grande do Sul, a tenente-coronel Betina Worm, do Exército, foi selecionada para compor a chapa com o prefeito Sebastião Melo em Porto Alegre. Worm, com uma longa trajetória nas Forças Armadas, foi escolhida pelo deputado federal Coronel Luciano Zucco e nunca havia concorrido a cargos eletivos.
Em Curitiba, a ex-guarda municipal e atual vereadora Maryanne Mattos, conhecida por seu trabalho em segurança pública, será a vice na chapa do prefeito Rafael Greca. Maryanne, que propôs o projeto do “Dia do Batman” na Câmara Municipal, reforça a presença bolsonarista na chapa.
No Mato Grosso, o PL apoiou a candidatura de Beto Pereira a prefeito de Cuiabá, em uma aliança com o PSDB. A coronel Neidy, ex-subcomandante-geral da Polícia Militar, foi indicada para o cargo de vice. Neidy já havia tentado uma vaga na Câmara Federal em 2022.
Em Manaus, o PL decidiu apoiar a reeleição do prefeito David Almeida, com o tenente-coronel Marcelo Zeitoune como vice. Zeitoune, que se transferiu recentemente para a capital amazonense, tem uma trajetória vinculada ao ex-presidente Bolsonaro.
O deputado estadual Bruno Engler será o candidato do PL à prefeitura de Belo Horizonte, com a coronel Claudia Romualdo, ex-comandante da PM em Minas Gerais, como vice. Em Vitória, o candidato será o deputado estadual Capitão Assumção, que contará com o apoio da policial militar Mayra Marcarini.
Além disso, em Goiânia, Fred Rodrigues, do PL, terá o delegado Humberto Teófilo (DC) como parceiro de chapa. Em Florianópolis, o deputado Abílio Brunini contará com a coronel Vânia Rosa, filiada ao Novo, como sua vice.