O relatório com os detalhes da investigação será encaminhado à Polícia Federal, ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU)
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) revelou, nesta sexta-feira (12), que o general Mauro Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid, teria previsto aos funcionários do escritório em Miami, nos Estados Unidos, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assumiria o cargo mesmo após ser eleito. A informação surgiu durante uma investigação interna sobre as condutas de Lourena enquanto diretor-geral da Apex em Miami, entre junho de 2019 e janeiro de 2023, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a Apex, múltiplos depoimentos confirmaram que Lourena repetidamente declarava aos funcionários sua convicção de que Lula não tomaria posse, assegurando assim sua permanência no cargo à frente do escritório. O relatório com os detalhes das oitivas será encaminhado à Polícia Federal, ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A agência acusa Lourena de demonstrar “resistência explícita” ao resultado das eleições presidenciais de 2022, nas quais Jair Bolsonaro não foi reeleito. Além disso, o general é investigado por utilizar recursos da Apex para visitar um acampamento golpista no quartel-general do Exército em Brasília, em dezembro de 2022.
Durante essas visitas, Lourena foi acompanhado por funcionários do escritório de Miami, que, segundo a investigação, prestaram serviços pessoais ao general, inclusive em sua residência na cidade, o que configurou um sério desvio de função.
Além disso, Lourena é alvo de investigações no caso das joias sauditas recebidas por Bolsonaro durante seu mandato, que teriam sido negociadas utilizando a estrutura da Apex em Miami. Fotos dos presentes, feitas com o celular funcional da agência, foram compartilhadas a partir do escritório.
O general Mauro Lourena Cid está no centro de um inquérito sobre o “caso das joias”, que investiga a possível venda ilegal desses presentes nos Estados Unidos.