Ação cumpre 21 mandados de prisão e bloqueia R$ 5,7 milhões; organização criminosa causava cortes de energia e prejuízos ao DF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a Operação Power Cut, direcionada à desarticulação de uma organização criminosa envolvida no furto de cabos de transmissão de dados, cabos telefônicos e de energia elétrica, além de atividades de lavagem de dinheiro. A ação, conduzida pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), visa ao cumprimento de 21 mandados de prisão preventiva e 48 de busca e apreensão, além de ordens de arresto e sequestro de bens dos suspeitos. As autoridades também bloquearam cerca de R$ 5,7 milhões em contas bancárias vinculadas aos investigados.
Segundo as investigações, a organização criminosa atuava utilizando estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos como base para ocultar a origem dos materiais furtados, gerando prejuízos financeiros e operacionais significativos à população do Distrito Federal. Os frequentes cortes de energia resultantes dos furtos impactavam diretamente serviços essenciais e a rotina dos cidadãos, colocando em risco setores como saúde, educação e transporte.
O furto de cabos de energia e comunicação, apontado como um problema crescente em várias regiões do país, ameaça a infraestrutura básica e pode afetar o fornecimento de energia e serviços de comunicação de residências e de locais essenciais, como hospitais e escolas.
A PCDF solicitou a colaboração da população para combater esse tipo de crime, por meio do uso dos canais oficiais, como o telefone 197, para o compartilhamento de informações sobre atividades suspeitas que possam auxiliar nas investigações.