Um dos homens mais poderosos hoje, em Brasília, Lira sofre com a possibilidade de não manter influência depois de deixar o comando da Casa
Apesar de ser consultado diretamente sobre os nomes viáveis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (5), que não tem candidato na disputa à Presidência da Câmara dos Deputados.
“O presidente Lula, o presidente do Brasil não tem candidato a presidente da Câmara. A presidência da Câmara é de responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais”, afirmou o petista em Uberlândia (MG).
Lula ainda concluiu dizendo que, “cabe ao presidente a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, porque o presidente da Câmara e do Senado não precisa do presidente da República”.
Nas últimas semanas, a escolha de um nome que acolha interesses de lados distintos tem movimentado os bastidores da política de Brasília e tem mexido principalmente com a cabeça de Arthur Lira (PP-AL).
Um dos homens mais poderosos hoje, em Brasília, Lira sofre com a possibilidade de não manter influência depois de deixar o comando da Casa.
Elmar Nascimento (União Brasil-BA), era o favorito de Lira, mas o nome perdeu força após a desistência do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).
O grande nome de surgiu nesta semana, é o do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), que passou por uma sabatina informal, com Lula e Bolsonaro.
Lula
A reunião do parlamentar com Lula foi marcada por questionamentos sobre o seu passado favorável ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 e, sobre seu relacionamento com Eduardo Cunha, inimigo número um de Dilma.
O candidato justificou seus posicionamentos por integrar o MDB. O partido que se posicionou pela perda do mandato e tinha como uma das principais figuras o vice Michel Temer, que assumiu o posto com a saída de Dilma.
Lula tenta se esquivar e passar uma imagem de relaxado em relação à Presidência da Câmara, porém, não deixa de dar suas opiniões sobre os nomes que estão na disputa.
A relação de Motta com o hoje senador Ciro Nogueira (PP-AL), ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, também foi questionada por Lula.