Mato Grosso do Sul decreta emergência após incêndios florestais

Nesta segunda-feira (24), o governo do Mato Grosso do Sul (MS), decretou, situação de emergência nos municípios afetados por incêndios florestais, especialmente na região do Pantanal.

O decreto, publicado no Diário Oficial do estado, tem validade de 180 dias e visa a promover um combate mais rápido às chamas. Em situações de risco, os agentes poderão entrar em residências para prestar socorro, ordenar evacuações e utilizar propriedades particulares.

De acordo com o governo estadual, a seca prolongada que atinge grande parte do Mato Grosso do Sul resultou em um aumento exponencial dos focos de calor. As queimadas para a agropecuária pantaneira também têm causado prejuízos, tanto econômicos quanto ambientais, afetando a vegetação, o solo, a fauna, os bens materiais e a segurança da vida humana.

Na última semana, o governo federal informou que vai enviar mais três aeronaves do ICMBio e outras quatro aeronaves de grande porte do Exército para ajudar no combate à chamas.

Pantanal

Maior área úmida contínua do planeta, o Pantanal registrou no acumulado dos últimos 12 meses, 9.014 ocorrências de focos de fogo, quase sete vezes mais que os 1.298 registrados pelo sistema no mesmo período do ano passado.

Entre 1985 e 2023, o município de Corumbá foi o que mais registrou queimadas em todo o país.

 

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram