Marina Silva é convidada a esclarecer aumento de incêndios em audiência no Congresso

Autores do requerimento justificam que a ministra “precisa prestar contas ao Parlamento e à sociedade sobre as ações do governo federal para enfrentar o problema e garantir que ele não se repita”

As comissões de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal aprovaram, nesta quarta-feira (28), um convite para que a ministra Marina Silva compareça ao Parlamento e preste esclarecimentos sobre o aumento dos incêndios em vegetações em diversas regiões do país.

A solicitação foi feita pelo deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e pela senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da comissão no Senado. Prudente anunciou que a ministra já aceitou o convite da Câmara, e a audiência foi agendada para o dia 10 de setembro, às 14h.

Segundo Prudente, “a ministra precisa prestar contas ao Parlamento e à sociedade sobre as ações do governo federal para enfrentar o problema e garantir que ele não se repita nos próximos anos.”

Leila Barros, ao justificar o pedido no Senado, destacou que “os incêndios e queimadas têm alcançado proporções alarmantes, devastando grandes áreas de florestas e biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, além de terras agrícolas e pastoris.”

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam um aumento de 78% no número de focos de incêndio no Brasil entre janeiro e agosto de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Este ano já contabilizou 109.943 focos de incêndio, enquanto no ano anterior foram registrados 61.720.

Fatos Online