Lula reúne ministros para discutir reforma no setor elétrico

O objetivo do encontro é achar formas de diminuir a conta de energia no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, na manhã nesta quinta-feira (1º), alguns ministros no Palácio da Alvorada para tratar de uma reforma no setor da energia.

Na agenda do chefe do Executivo, constava uma reunião com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, mas também participaram Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Alexandre Silveira (Minas e Energia), e Jorge Messias (advogado-geral da União).

O objetivo do encontro, é achar formas de diminuir a conta de energia no país. Lula reclamou do valor e disse que está “brigando” por medidas para baixar o valor pago pelas famílias de baixa renda.

“A gente precisava resolver o problema habitacional das pessoas mais humildes, que muitas vezes não podem pagar o aluguel e, quando pagam o aluguel, não podem pagar a conta de luz, que está cara. Eu estou brigando para baixar a conta de luz nesse país para o povo pobre,” afirmou o presidente.

O chefe do executivo ainda tratou de temas como as negociações entre Eletrobras e União. O governo tenta negociar a venda de cerca de 2% em sua participação na ex-estatal, que foi privatizada, para assumir 100% da Eletronuclear, e continuar com a construção da usina Angra 3, no Rio de Janeiro.

Segundo Silveira, a reunião tratou de buscar medidas criativas para “desarmar bombas” encontradas pelo governo.

“Temos precisado de muita dedicação, muita criatividade para que a gente busque soluções para desarmar algumas bombas que nós encontramos. Bombas de efeito retardado, que caem no nosso colo. Por exemplo, a questão tarifária”, afirmou.

A Eletrobras disse que vai solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação, por 45 dias, do prazo estabelecido pelo ministro Nunes Marques para que as partes entrem em acordo.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram