O objetivo do encontro é achar formas de diminuir a conta de energia no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, na manhã nesta quinta-feira (1º), alguns ministros no Palácio da Alvorada para tratar de uma reforma no setor da energia.
Na agenda do chefe do Executivo, constava uma reunião com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, mas também participaram Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Alexandre Silveira (Minas e Energia), e Jorge Messias (advogado-geral da União).
O objetivo do encontro, é achar formas de diminuir a conta de energia no país. Lula reclamou do valor e disse que está “brigando” por medidas para baixar o valor pago pelas famílias de baixa renda.
“A gente precisava resolver o problema habitacional das pessoas mais humildes, que muitas vezes não podem pagar o aluguel e, quando pagam o aluguel, não podem pagar a conta de luz, que está cara. Eu estou brigando para baixar a conta de luz nesse país para o povo pobre,” afirmou o presidente.
O chefe do executivo ainda tratou de temas como as negociações entre Eletrobras e União. O governo tenta negociar a venda de cerca de 2% em sua participação na ex-estatal, que foi privatizada, para assumir 100% da Eletronuclear, e continuar com a construção da usina Angra 3, no Rio de Janeiro.
Segundo Silveira, a reunião tratou de buscar medidas criativas para “desarmar bombas” encontradas pelo governo.
“Temos precisado de muita dedicação, muita criatividade para que a gente busque soluções para desarmar algumas bombas que nós encontramos. Bombas de efeito retardado, que caem no nosso colo. Por exemplo, a questão tarifária”, afirmou.
A Eletrobras disse que vai solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação, por 45 dias, do prazo estabelecido pelo ministro Nunes Marques para que as partes entrem em acordo.