Lula reprova decisão do Copom e nem cita nome de Campos Neto

Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central foi “uma pena”. O comentário se refere a opção do Copom de manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. 

Lula, que já é um assumido crítico do Presidente do Banco Central, Campos Neto, disse que quem perde com a decisão do Copom, é o povo brasileiro. Quem perde com isso é o povo brasileiro. Quanto mais a gente pagar de juros, menos dinheiro tem para investir aqui dentro”, afirmou o chefe do executivo.

O presidente ainda comparou a autonomia do Banco Central de hoje com gestões passadas: “O presidente da República nunca se mete nas decisões do Copom e do Banco Central. O [Henrique] Meirelles tinha autonomia comigo tanto quanto tem esse rapaz [Campos Neto] de hoje”, disse Lula.

A decisão do BC foi unânime. Os quatro indicados por Lula no BC também votaram pela interrupção da queda dos juros. Apesar da opinião contrária do presidente, a equipe econômica viu a decisão como acertada e crucial para evitar uma deterioração nas condições de mercado do país.

 

 

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram