Lula diz que tem responsabilidade fiscal e que Brasil “não vai quebrar”

Lula chegou a dizer que o movimento de elevação do dólar era resultado de uma especulação do mercado contra o real

Durante inauguração do novo campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (5), que “a economia não vai quebrar” porque seu governo tem responsabilidade fiscal.

“Não adianta falar de responsabilidade fiscal, porque, se te uma coisa que eu aprendi com a dona Lindu [a mão do presidente], foi responsabilidade fiscal, cuidar do meu pagamento, cuidar do meu salário, cuidar da minha família. E hoje a minha família é o Brasil.”, disse o presidente.

Crise com mercado financeiro

A declaração do presidente se dá em um momento em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta apaziguar a relação entre Lula e o mercado financeiro, após uma série de críticas do chefe do executivo ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, por causa da taxa de juros.

Lula criticou o fato de o presidente da República ser eleito e não poder indicar diretamente o presidente do Banco Central. Ele questionou a situação de estar há dois anos com o presidente do BC que foi indicado pelo ex-presidente Bolsonaro.

O presidente defendeu que o correto seria o presidente da República fazer a indicação do presidente do BC e, se necessário, removê-lo. O mandatário ainda citou como exemplo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que removeu três presidentes do BC durante o mandato.

Lula chegou a dizer que o movimento de elevação do dólar era resultado de uma especulação do mercado contra o real.

As declarações de Lula sobre o Banco Central, foi visto com muita desconfiança pelos investidores, com um novo aumento do dólar, que chegou a atingir R$ 5,70, refletindo também a valorização dos títulos americanos.

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram