Desempenho do PIB entre abril e junho ficou dentro das expectativas do mercado financeiro, que estimava um crescimento entre 0,4% e 1,6%
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2024, comparado aos três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3).
Na comparação com o mesmo período de 2023, a economia brasileira cresceu 3,3%. O resultado do primeiro trimestre deste ano, que inicialmente apontava uma alta de 0,8%, foi revisado para 1%. Lula, em uma publicação na rede social Threads, destacou que esse crescimento reflete a criação de empregos, o aumento do consumo das famílias e a melhoria da qualidade de vida.
O desempenho do PIB entre abril e junho ficou dentro das expectativas do mercado financeiro, que estimava um crescimento entre 0,4% e 1,6%, com uma mediana de 0,9%, de acordo com o Projeções Broadcast.
Lula destacou que a economia brasileira tem mostrado mais vigor do que o esperado pelos analistas, o que foi confirmado pelos números do segundo trimestre. Ele também mencionou que a rápida superação dos efeitos da tragédia no Rio Grande do Sul contribuiu para o bom resultado.
“Uma excelente notícia para a economia. Sem exageros ou mentiras. Isso é o que realmente importa”, declarou o presidente.