Lula bate em Campos Neto e não descarta reeleição em 2026

Nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou com duras palavras o titular do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em entrevista à CBN, o chefe do executivo afirmou que Campos Neto tem “lado político” que prejudica o país.

Não é a primeira vez que Lula solta diretas ao presidente do Banco Central, desde o início do governo, a briga sobre a política monetária do BC tem sido constante. Na última semana, Campos Neto se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o que causou irritação no governo Lula, ao ser questionado sobre o assunto, o presidente disse: “Não é que ele encontrou com o Tarcísio em uma festa. A festa foi do governo de São Paulo para ele. Certamente porque o governador de São Paulo está achando maravilhosa a taxa de juros de 10,5%”.

As criticas de Lula ocorrem no primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que acontece entre esta terça-feira (18/6) e quarta-feira (19/6). A expectativa de bancos, investidoras e corretoras é de que o BC manterá o patamar de 10,5% ao ano, ao contrário do que defende o governo.

Reeleição

Ao ser questionado se pode participar das eleições de 2026, Lula não descartou a possibilidade de buscar a reeleição. Segundo ele, isso ocorrerá ‘se for necessário para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar’.

Lula ainda ponderou, que será necessário saber como estará seu estado de saúde ao fim do mandato, mas defendeu que não vai permitir que o país ‘volte a ser governado por um fascista e negacionista’

 

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram