Janja alerta Lula em discurso para pessoas com deficiência

A decisão de ler um discurso ocorre um dia após uma declaração controversa sobre violência contra mulheres

Nesta quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, ter sido avisado pela primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a se atentar ao discurso no encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília (DF).

“Janja me alertou de uma coisa. Ela falou: ‘Amor, tome cuidado com cada palavra que você vai falar porque essa gente tem a sensibilidade aguçada’. Então, eu decidi ler para não falar nenhuma palavra que possa me criar problema”, afirmou Lula.

A decisão de ler um discurso preparado pela assessoria ocorre um dia depois de o presidente dar uma declaração controversa sobre violência contra mulheres. O chefe do executivo afirmou que é “inacreditável” que a violência contra a mulher aumente depois de jogos de futebol, mas complementou a fala dizendo que “se o cara é corinthiano, tudo bem”

No ano passado, Lula foi acusado de capacitismo, ou seja, reforçar o preconceito contra as pessoas com deficiência. Em fala ao Conversa com Presidente, Lula disse que não seria visto de andador em pública, “então, significa que vocês vão me ver sempre bonito, como se não tivesse operado“

A fala do presidente se soma a outros momentos em que Lula provocou polêmica com declarações públicas. Em situações anteriores, ele foi criticado por comentários considerados inadequados, como durante uma cerimônia na Volkswagen, onde Lula elogiou o desempenho acadêmico de uma estudante negra e, posteriormente, afirmou que “afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor”. O presidente também chegou a destacar a importância de eletrodomésticos para mulheres durante a crise das enchentes no Rio Grande do Sul. Outro episódio controverso foi quando ele sugeriu a uma beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida que parasse de ter filhos.

 

 

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram