O fogo foi iniciado de maneira criminosa, mas ainda não há informações de como aconteceu
O incêndio que atinge a Floresta Nacional de Brasília já destruiu cerca de 2.176 hectares da mata, o que representa 38,58% de área total. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) coordena a operação.
A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para apurar as causas do incêndio, na unidade de conservação federal. Uma perícia será feita no local para dar seguimento à investigação.
O controle do fogo é a tarefa mais difícil, pelas altas temperaturas, clima seco e ventos fortes. Equipes especializadas atuam no resgate da fauna afetada.
O parque foi fechado devido aos incêndios, e áreas afetadas incluem nascentes de água essenciais para o abastecimento do Distrito Federal.
A operação tem o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jardim Botânico de Brasília, Zoológico de Brasília e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Em nota, o ICMBio afirma que a prioridade é “combater o fogo em nascentes, matas de galeria, remanescentes de Cerrado e áreas próximas de residências”.