Ibaneis pede audiência com Lula para tratar do reajuste para forças de segurança do DF

A principal justificativa do governador é a necessidade de equiparar os salários das forças de segurança locais com os da Polícia Federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tenta acelerar um reajuste salarial para as forças de segurança do DF e solicitou, nesta quarta-feira (19), uma audiência urgente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro teria como objetivo discutir a viabilidade do aumento para a Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros (CBMDF), com a justificativa de que os recursos já estariam garantidos pelo Fundo Constitucional.

O pedido foi enviado via ofício e, caso aceito, contará com a presença do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, além dos secretários de Economia, Ney Ferraz Junior, e de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Foto: Divulgação

Apesar da pressa de Ibaneis em negociar o reajuste, o próprio governo federal já demonstrou resistência em abrir novas concessões salariais neste momento, especialmente diante das dificuldades fiscais do país.

Promessa

A principal justificativa do governador é a necessidade de equiparar os salários das forças de segurança locais com os da Polícia Federal (PF), um pleito antigo da categoria.

Caso o reajuste seja aprovado, o salário de delegados de classe especial e coronéis passaria dos atuais R$ 19,5 mil para R$ 26 mil, com pagamentos escalonados em duas parcelas: a primeira em setembro de 2025 e a segunda em maio de 2026.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram