Para conferir mais credibilidade às informações falsas, o suspeito utilizava brasões públicos, como os da PCDF e do Governo do Distrito Federal (GDF)
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (dia 1º) um homem de 26 anos acusado de produzir e compartilhar notícias falsas sobre operações policiais inexistentes.
Para conferir mais credibilidade às informações falsas, o suspeito utilizava brasões públicos, como os da PCDF e do Governo do Distrito Federal (GDF), e redigia as “notícias” com linguagem similar à usada pelas assessorias de imprensa. As investigações revelaram que ele divulgava fake news para a imprensa com o objetivo de perpetuar as mentiras que criava.
Na delegacia, o homem confessou ter produzido e veiculado uma notícia falsa sobre uma operação policial da PCDF que nunca aconteceu. Ele também afirmou que agiu sozinho e revelou seu interesse em se candidatar a deputado distrital no futuro.
O suspeito responderá pelos crimes de uso indevido de símbolo público e falsidade documental. Se condenado, pode enfrentar uma pena máxima de até 12 anos de prisão.