Governo anuncia anulação de leilão de arroz da Conab após suspeita

Nesta terça-feira (11), o governo federal anunciou a anulação de lotes arrematados no leilão de arroz importado e beneficiado, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (6). A data do novo leilão ainda não está definida.

A anulação ocorreu após suspeita sobre empresas de possível incapacidade financeira de honrar seus compromissos. Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a companhia pretende fazer um novo leilão, mas com ferramentas que já garantam que as empresas contratadas terão capacidade técnica e financeira para a operação.

O anúncio veio após uma reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com Pretto e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro, pela manhã. De acordo com Teixeira, Lula quer que o arroz e outros alimentos estejam à mesa da população a preços justos.

O governo decidiu importar arroz poucos dias depois da tragédia de enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 70% da produção nacional do grão, mas já havia colhido 80%  antes das inundações.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram