Empresário da área da saúde é alvo principal de operação; investigações revelam movimentação de R$ 6,5 milhões
A operação contra um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico, que utilizava ambulâncias para o transporte de drogas no Rio de Janeiro, começou nesta sexta-feira (6/9).
O principal alvo da operação é Alex Evangelista Mendes Silva, um empresário do setor de saúde que empregava os veículos para transportar entorpecentes.
Os agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro estão cumprindo mandados de busca e apreensão em 33 endereços localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio de policiais civis dos respectivos estados.
As investigações revelaram que Alex Evangelista Mendes Silva movimentou aproximadamente R$ 6,5 milhões por meio do esquema. Um dos veículos associados ao empresário foi flagrado com meia tonelada de maconha na Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense. Os entorpecentes seriam destinados a comunidades na Zona Sul do Rio de Janeiro.
A rede de empresas e pessoas ligadas a Alex formava um esquema de lavagem de dinheiro com ramificações em vários estados brasileiros. As investigações apontam que diversas transações suspeitas indicam o uso de laranjas para disfarçar as operações ilícitas.