Apesar de afirmarem que acompanham o processo, os representantes norte-americanos disseram que não vão comentar sobre o caso
O impasse entre o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está sendo acompanhado pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, conforme divulgado nesta sexta-feira.
Em nota, a Embaixada dos EUA afirmou: “Estamos monitorando a situação entre o STF e a plataforma X. A liberdade de expressão é um pilar fundamental de uma democracia saudável. Contudo, por política interna, não comentamos decisões judiciais ou disputas legais.”
Na quarta-feira (28), Moraes deu à empresa um prazo de 24 horas para nomear um novo representante legal no Brasil, até as 20h07 de quinta-feira, sob risco de suspensão das operações da rede social no país. O prazo expirou na noite de quinta-feira (29), e o X comunicou que não cumprirá a ordem.
O STF começou a julgar nesta sexta-feira (30) uma série de recursos da X contra as decisões de Moraes que determinaram o bloqueio de contas na plataforma. Moraes votou para rejeitar esses recursos e manter os perfis suspensos, criticando as contestações apresentadas pela empresa.