Elon Musk se pronuncia e afirma que Moraes está “destruindo” liberdade de expressão

A plataforma do bilionário afirmou que publicará ordens emitidas pelo ministro e que não cumprirá o que chamou de “ordens ilegais”

O empresário Elon Musk se pronunciou após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, derrubar o funcionamento do X no Brasil.

“A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos”, criticou Musk.

O bilionário completou: “O regime opressivo no Brasil tem tanto medo de que o povo descubra a verdade que levará à falência qualquer um que tente”.

Além de suspender de maneira imediata, completa e integral o funcionamento da rede social. O magistrado ainda impôs multa de R$ 50 mil diária a qualquer pessoa ou empresa que burle a determinação, com uso de VPNs. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a medida.

A plataforma disse que publicará ordens emitidas pelo ministro e que não cumprirá o que chamou de “ordens ilegais em segredo”.

“Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência. Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo”, afirmou a rede social.

Intimação via X

Nesta quarta-feira (28), Moraes emitiu uma intimação, curiosamente através da rede social de Musk, exigindo que a empresa identificasse um representante legal no Brasil em até 24 horas.

O documento alertava que a plataforma poderia ser suspensa por tempo indeterminado até que as ordens judiciais fossem cumpridas e as multas diárias pagas. Moraes, afirmou, nesta sexta-feira (30), que a rede social X acumula multas de R$ 18,3 milhões por descumprimento de ordens judiciais.

 

 

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram