O Supremo Tribunal Federal pediu que a Anatel explique a volta não autorizada do X (antigo Twitter) na manhã desta quarta
O bilionário Elon Musk, proprietário da rede social X, lançou um desafio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (18), após o retorno do acesso à plataforma no Brasil, mesmo com a suspensão imposta pelo magistrado ainda em vigor.
Em uma postagem no X, Musk adaptou uma famosa frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, afirmando: “Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia.”
A situação se complica com a informação de que uma alteração nos registros dos servidores do X estaria permitindo o acesso à rede social por usuários brasileiros, apesar do bloqueio.
Musk teria contratado sistemas que funcionam como um “escudo” contra a ordem de bloqueio, com a Cloudflare, conhecida por oferecer serviços de segurança digital, entre as empresas envolvidas.
Desde o início da manhã, diversos usuários relataram que conseguiram acessar a plataforma, que estava bloqueada desde 30 de agosto por determinação de Moraes. Provedores de internet confirmaram que a rede social passou a operar com um sistema que protege seus servidores, o que, segundo especialistas, poderia desafiar a autoridade da decisão judicial.