Pleito definirá a liderança de uma instituição que representa 54 mil advogados ativos e gerencia um orçamento anual de aproximadamente R$ 30 milhões
As eleições para a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) têm ganhado força nas últimas semanas, impulsionadas pela consolidação das chapas dos pré-candidatos. Previstas para a segunda semana de novembro de 2024, as eleições definirão a gestão da OAB-DF para o triênio 2025-2027, com as chapas devendo ser registradas até 30 dias antes da votação.
Entre os pré-candidatos à presidência da OAB-DF estão Cleber Lopes, Everardo Gueiros e Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli. Cleber Lopes, advogado criminalista e ex-professor de Direito Penal e Processo Penal, foi conselheiro da OAB-DF entre 2007 e 2009. Ele também presidiu a 1ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-DF e atuou como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) de 2012 a 2015. Cleber conta com o apoio da ex-presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros, e da ex-vice-presidente da OAB-DF, Cristiane Damasceno. Para as eleições de 2024, ele se aliou a Thais Riedel, que concorreu em 2021 e ficou em segundo lugar.
Everardo Gueiros, especialista em Direito Processual Civil e Direito Eleitoral, já foi conselheiro da OAB-PE, presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados e atuou como desembargador do TRE-DF entre 2016 e 2018. Ele também exerceu o cargo de secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal. Entre seus apoiadores estão Bernardo Barcellos, ex-presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do DF, e Glaucia Souto, presidente da Comissão das Mulheres da Associação Brasileira de Advogados (ABA). A ex-secretária-geral adjunta da OAB-DF, Andrea Saboia, também declarou apoio a Everardo, alinhando-se com a oposição.
Paulo Maurício, conhecido como Poli, é o atual secretário-geral da OAB-DF e foi tesoureiro da seccional entre 2019 e 2021. Com pós-graduação e mestrado em Direito Tributário, ele atua como advogado e professor universitário. Poli é o pré-candidato apoiado pelo atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior. Ele tem formado uma aliança que inclui Renata Amaral e Guilherme Campelo, candidatos na eleição anterior, além de Zélio Maia, ex-presidente do Detran-DF e ex-integrante do grupo de Cleber Lopes. A ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogada Maria Claudia Bucchianeri também declarou apoio à pré-candidatura de Poli.