Nesta segunda-feira (26), a previsão é de céu com poucas nuvens, e as temperaturas variam, com mínima registrada de 13°C e máxima podendo chegar a 32°C
Os moradores do Distrito Federal acordaram nesta segunda-feira (26) com uma espessa camada de fumaça cobrindo o céu. É o segundo dia em que a capital amanhece com o ar contaminado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a visibilidade reduzida é causada pela combinação de queimadas em áreas vizinhas, juntamente com as condições climáticas de tempo seco e baixa umidade.
Ainda de acordo com o Inmet, a fumaça deve continuar a afetar a região nos próximos dias, já que as condições climáticas típicas desta época — baixa umidade, variação de temperatura e estiagem — associadas aos numerosos focos de queimadas em estados como São Paulo, Goiás e partes da Amazônia, favorecem a dispersão da fumaça. Os ventos predominantes de Sul e Sudeste ajudam a transportar essa fumaça para a região central do país.
Para esta segunda-feira (26), a previsão é de céu com poucas nuvens e névoa úmida. As temperaturas variam, com mínima registrada de 13°C e máxima podendo chegar a 32°C. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 95% durante a manhã e 20% à tarde.
Há poucas chances de chuva, e o clima deve permanecer seco, com uma possível melhora somente com mudanças no padrão dos ventos e com o início das precipitações.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também destacou que a densa fumaça é resultado dos incêndios recentes e pode ser exacerbada pelas condições climáticas que favorecem sua dispersão. A seca prolongada no DF, que já dura mais de 125 dias, agrava o impacto das queimadas.
Para reduzir os riscos à saúde devido à alta concentração de fuligem e à seca, o CBMDF recomenda que os cidadãos evitem atividades físicas em condições de baixa umidade e ar poluído, além de manterem uma boa hidratação ao longo do dia. Sugere-se também umedecer o ambiente com toalhas molhadas para ajudar a aliviar o ar seco.
Em caso de incêndio, os moradores devem ligar para 193 para acionar o CBMDF ou enviar uma mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, no número 61 99224-7202, para denúncias sobre focos de fogo em áreas de conservação.