De acordo com a justificativa, o projeto visa assegurar que os heterossexuais possam manifestar a identidade biológica sem enfrentar discriminação
Na segunda-feira (12), o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) apresentou um projeto de lei para instituir o “Dia Distrital do Orgulho Heterossexual”, que seria comemorado anualmente no terceiro domingo de dezembro.
“Nós precisamos lutar para que nossos direitos sejam respeitados porque nós somos de uma forma muito forte e vil atacados todos os dias, como se ser hétero fosse um mal para a cidade”, disse o parlamentear.
De acordo com a justificativa, o projeto visa assegurar que os heterossexuais possam manifestar a identidade biológica sem enfrentar discriminação. O deputado argumenta que, em um momento de intensa discussão sobre respeito à diversidade, é crucial que todos os grupos, independentemente da orientação sexual, tenham o direito de expressar suas convicções e valores sem medo de retaliação.
Não é a primeira tentativa de criar uma data específica para os heterossexuais. Em 2017, Rodrigo Delmasso (Republicanos) havia proposto a “Semana de Difusão da Cultura Heterossexual”. No entanto, o então parlamentar – que atualmente é secretário da Família do Distrito Federal – desistiu da iniciativa e pediu o arquivamento do projeto.