Durante as gravações, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu que a aeronave estava perdendo sustentação e questionou o piloto, Danilo Santos Romano, sobre o que estava acontecendo
Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) transcreveram duas horas de áudio do gravador de voz da cabine do avião da VoePass, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), resultando na morte de 62 pessoas. O avião, um ATR 72 da VoePass Linhas Aéreas, decolou de Cascavel (PR) às 11h50 e estava previsto para pousar em São Paulo (SP) às 13h45. No entanto, a aeronave caiu cerca de 20 minutos antes do horário previsto para o pouso, com todos os 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
Durante as gravações, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu que a aeronave estava perdendo sustentação e questionou o piloto, Danilo Santos Romano, sobre o que estava acontecendo. Em um momento crítico, o copiloto sugeriu aumentar a potência para evitar a queda. O último som registrado pelos gravadores foi o dos passageiros gritando. Segundo o Jornal Nacional, da TV Globo, que divulgou os áudios, o tempo entre a percepção da perda de altitude pelos pilotos e o impacto da aeronave com o solo foi de cerca de um minuto.
Apesar da análise dos áudios, as causas exatas do acidente ainda não foram determinadas. A hipótese de que o excesso de gelo nas asas possa ter contribuído para a tragédia não foi confirmada, mas também não foi descartada. Alguns diálogos foram difíceis de entender devido ao barulho das hélices, localizadas próximas à cabine. No entanto, os técnicos do Cenipa relataram que não identificaram sons de alerta típicos, como os que indicariam a presença de fogo, falha elétrica ou pane no motor.
Em nota oficial divulgada na noite de quarta-feira (14), a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que nenhum veículo de imprensa teve acesso ao conteúdo das caixas-pretas. A FAB destacou que o Cenipa segue rigorosamente os protocolos estabelecidos por leis e convenções internacionais, reafirmando seu compromisso com a transparência e com o respeito à dor das famílias das vítimas.
O registro de voo do Flight Radar mostrou que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido. Em apenas dois minutos, a aeronave despencou quase 4 mil metros.