Poderoso e com ego inflado, o maior medo de Lira é não manter a influência depois de deixar o comando da Casa
A Câmara dos Deputados mantém durante a semana, a expectativa do anúncio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sobre quem terá seu apoio para a disputa à Presidência da Câmara.
Um dos homens mais poderosos de Brasília, Lira sabe que seu apoio é crucial para os candidatos, e pretende tomar uma decisão até sábado (31).
O favorito era o deputado federal e amigo pessoal de Lira, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), porém nesta semana, o aliado do presidente da Câmara começou a perder força e colocou em xeque suas chances de vencer a disputa.
Poderoso e com ego inflado, o maior medo de Lira é não manter a influência depois de deixar o comando da Casa.
Atualmente, três parlamentares brigam pela “bênção” de Lira: Elmar, Antonio Brito (PSD-BA) e o vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta se esquivar da decisão na Câmara, porém recebeu Lira para discutir a sucessão. O petista é contra o amigo pessoal de Lira, por ser opositor na Bahia.
Existe a possibilidade de Lira adiar seu anúncio para a semana de 9 de setembro, devido ao fim da semana de “esforço concentrado” nesta sexta (30).