Resultado superou o recorde de 2013 e representa uma queda em relação ao trimestre anterior, com avanço na recuperação do mercado de trabalho
A taxa de desocupação no Brasil registrou 6,2% no trimestre encerrado em outubro de 2024, o menor valor desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A marca foi divulgada nesta sexta-feira, 29, e representa uma queda significativa em relação ao trimestre anterior, que registrou 6,4%, no encerramento de setembro.
O resultado de 6,2% superou o recorde anterior, que havia sido registrado no trimestre encerrado em dezembro de 2013, quando a taxa ficou em 6,3%. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando a taxa de desocupação era de 7,6%, o número atual reflete uma melhoria nas condições do mercado de trabalho brasileiro.
Esse desempenho positivo indica uma recuperação gradual do emprego no país, embora os desafios econômicos ainda se mantenham presentes.