Após tentativa de golpe, Lula se reúne com Arce na Bolívia

Na manhã desta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com o presidente boliviano Luis Arce, em Santa Cruz de La Sierra. Lula desembarcou na cidade ainda na segunda-feira (8), depois da cúpula do Mercosul.

Lula disse ao chegar à Bolívia, que é “imperdoável” a tentativa de golpe sofrida pela país vizinho e afirmou que ajudará “naquilo que puder” para ajudar a fortalecer a democracia.

“É imperdoável, é imperdoável a tentativa de golpe. Graças a Deus, o povo boliviano garantiu a democracia e acho que a solidariedade internacional foi muito importante. É inimaginável você pensar no primeiro quarto do século 21, você achar que vai resolver o problema dando golpe, que os militares podem ser a solução, para quê? A solução está no fortalecimento da democracia, está na participação da sociedade civil, está no voto do eleitor brasileiro, boliviano e assim por diante”, disse o chefe do executivo.

Além do encontro com o mandatário boliviano, Lula também participará de uma cerimônia de assinatura de protocolos de parcerias, uma coletiva de imprensa e um encontro com movimentos sociais e com empresários bolivianos e brasileiros.

Golpe de Estado

No último dia (26), os militares bolivianos tomaram a Praça Murillo, sede do governo, em La Paz. O comandante do Exército chegou ao Palácio Quemado em um tanque de guerra e exigiu “mudança de gabinete”.

No entanto, a tentativa de golpe foi fortemente condenado até por adversários políticos de Arce, como a ex-presidente da Bolívia Jeanine Áñez.

Em contrapartida, o presidente argentino, Javier Milei, insistiu que a tentativa fracassada de golpe de Estado na Bolívia foi uma “fraude montada”.

 

 

 

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram