Após decisão de Moraes, Starlink bloqueia acesso ao X no Brasil

O presidente da Anatel havia alertado que a Starlink, corria o risco de ter sua licença cassada no Brasil

Após voltar atrás na posição contrária a decisão do ministro Alexandre de Moraes, a Starlink, empresa de internet via satélite de propriedade de Elon Musk, bloqueou o acesso ao X no Brasil.

Em documento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), enviado ao Supremo, informa que, partir das 18h06 de quarta-feira (4), a Starlink bloqueou seus 224.458 acessos no país todo, que correspondem somente a 0,5% do total de acessos de Serviços de Comunicação Multimídia (SCM), que são aqueles via computador.

Moraes determinou a suspensão imediata, completa e integral da rede social X até que todas as ordens judiciais fossem cumpridas, as multas pagas e a plataforma indicasse um representante legal no Brasil.

A empresa disse que não seguiria a determinação de Moraes, porém, após alguns dias, voltou atrás na decisão.

“Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil”, disse a Starlink.

A Starlink é uma provedora de internet por satélite, e tem mais de 200 mil usuários em território brasileiro. Logo após o anúncio da decisão, a empresa chamou a ordem de “inconstitucional”

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, havia alertado que a Starlink, corria o risco de ter sua licença cassada no Brasil se continuasse a desrespeitar a ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Bloqueio de contas

Moraes determinou o bloqueio de contas no Brasil da empresa Starlink, que pertence a Musk.

A medida ocorreu para garantir o pagamento de multas aplicadas à rede social X, também de propriedade de Musk. Todos os gestores da Starlink no Brasil receberam notificações e foram intimados a responder pelos valores devidos à Justiça brasileira pela rede X.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram