Após alerta da Defesa Civil, Distrito Federal tem dia mais frio do ano

Temperatura registrada em Planaltina chegou a atingir a mínima de 7,2º C; seca também é preocupante, com menor umidade registrada na segunda-feira (12)

Na manhã desta terça-feira (13), o Distrito Federal registrou a menor temperatura do ano. Por volta das 8h, os termômetros da estação meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina, marcaram 7,2º C. Esta foi a quarta vez consecutiva que a Região Administrativa de Planaltina registrou a manhã mais fria do ano. Anteriormente, em 28 de junho, a mesma estação havia registrado 7,3º C, enquanto nos dias 17 e 27 de junho as temperaturas foram de 7,5º C e 7,6º C, respectivamente.

Na noite anterior, a Defesa Civil já havia emitido um alerta para uma onda de frio no Distrito Federal, com a chegada de uma massa de ar frio que está se deslocando pelo Centro-Oeste e afetando toda a região. Desde domingo (11), a massa já havia influenciado no resfriamento da capital, o que se intensificou nesta terça-feira (13).

Além do frio, a seca também preocupa. Na segunda-feira (12), o DF registrou a menor umidade do ano, com a Defesa Civil mantendo o alerta amarelo. Em regiões como Brazlândia e Paranoá, a umidade chegou a apenas 11%. Na capital, a umidade foi de cerca de 37% pela manhã, com previsão de cair para 15% à tarde e subir para aproximadamente 60% à noite.

A Defesa Civil, em mensagens enviadas por SMS, destacou a importância de cuidados adicionais durante esse período: “Alerta de onda de frio em todo o DF. Beba água, cuide da hidratação de sua pele, se mantenha agasalhado e aquecido. Em caso de risco, ligue 199.”

Brasília também enfrenta um longo período de seca, com 102 dias sem chuva até o momento. Não há previsão de precipitações para os próximos dias, o que aumenta a necessidade de a população se manter hidratada e evitar a prática de atividades físicas ao ar livre durante os horários mais quentes, entre 10h e 16h.

Fatos Online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram