E-mails surgiram após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o uso de VPNs para acessar o X
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um alerta sobre e-mails fraudulentos que estão sendo enviados em nome da instituição. As mensagens informam usuários sobre supostas multas relacionadas ao uso do X (anteriormente Twitter) via VPN. A agência reforça que as mensagens são falsas e orienta que, caso recebidas, devem ser deletadas sem que anexos sejam abertos ou links clicados.
Os e-mails surgiram após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o uso de VPNs para acessar o X e estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para quem desobedecer. O uso de VPN, uma Rede Privada Virtual, permite que os dados do usuário sejam redirecionados para servidores em outros países, a fim de simular que o dispositivo está fora do Brasil e permitir o acesso a sites bloqueados, como o X.
A Anatel alerta que as mensagens fazem parte de um golpe conhecido como phishing, no qual criminosos se passam por fontes confiáveis para induzir as vítimas a baixar arquivos ou clicar em links, com o objetivo de roubar informações pessoais e realizar fraudes financeiras.
A proibição do uso de VPN ocorreu após o X retirar seus representantes legais do Brasil e descumprir ordens judiciais que exigiam a remoção de conteúdos com discursos de ódio. O bloqueio foi determinado na sexta-feira (30) e, na segunda-feira (2), a Primeira Turma do STF, de forma unânime, decidiu manter a suspensão da rede social. Na ocasião, os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino acompanharam o voto do relator Alexandre de Moraes.