Alckmin encontra presidente do Irã após ataque de Israel que matou líder do Hamas

Alckmin viajou ao Irã para participar da posse de Masoud Pezeshkian, ocorrida no último dia 30, e que contou com a presença do líder do Hamas

Na última quarta-feira (31), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, encontrou-se com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. O encontro aconteceu logo após um ataque aéreo israelense em Teerã que resultou na morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas.

A reunião teve como pauta as relações bilaterais entre Brasil e Irã, que já duram 120 anos, e a recente inclusão do Irã no Brics. Além disso, discutiram a ampliação do comércio entre os dois países, com destaque para a exportação de soja, milho e carnes brasileiras para o Irã.

Alckmin viajou ao Irã para participar da posse de Masoud Pezeshkian, ocorrida no último dia 30. Embora Alckmin tenha sido fotografado perto de Ismail Haniyeh, já que ele também estava na cerimônia, não houve interação entre eles na ocasião.

Após a posse, Israel lançou um ataque aéreo que atingiu a residência de Haniyeh, resultando em sua morte. O governo iraniano condenou o ataque e anunciou que tomará medidas de retaliação contra Israel. Em resposta, o governo brasileiro manifestou seu repúdio à ação israelense, qualificando-a como uma violação da soberania iraniana e da Carta das Nações Unidas.

O Itamaraty também fez um apelo por “máxima contenção” entre os países envolvidos para evitar a intensificação do conflito no Oriente Médio.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram