Uma pesquisa do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), revelou um cenário de insatisfação entre os policiais civis da capital.
O estudo, contou com a participação de 700 profissionais da área, e destacou uma série de preocupações que afetam tanto a categoria quanto a segurança dos cidadãos do Distrito Federal.
Os dados apontaram uma tendência na mudança de carreira entre os policiais civis: 93% dos policiais civis estão insatisfeitos com a atual conjuntura salarial e das condições de trabalho; 48,6%, planejam deixar a profissão antes da aposentadoria, buscando concursos em outros setores do serviço público que ofereçam melhores oportunidades; 84% dos policiais civis consideram frequentemente a possibilidade de mudar de profissão, citando principalmente os salários defasados.
Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF, expressou preocupação com a situação atual na Polícia Civil do DF, enfatizando que nos últimos 10 anos, o governo passa a sensação de desvalorização da categoria. Ele ressaltou ainda que a situação se agravou em 2016, quando houve a perda da paridade salarial com as carreiras da Polícia Federal.
Somente em 2023 houve um reajuste parcial para a PCDF, mas não alcançou as expectativas dos policiais.